segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Martins- A princesa serrana do oeste

Caríssimo visitante; 

Por tudo quanto estamos a divulgar nesta página, esperamos despertar sua atenção para as belezas naturais ainda conservadas em recanto especial do Rio Grande do Norte, guardadas numa cidade serrana chamada MARTINS, que espera sua visita. Já foi chamada Imperatriz, mas não perdeu a majestade; hoje, como Princesa Serrana do Oeste do Estado, está de braços abertos para recebê-lo principescamente.
 O município de Martins está localizado na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. Cidade serrana, fica a 745 m de altitude, tem um clima agradável e é considerado um dos melhores do Estado. Chega-se a Martins pela RN-117; estrada asfaltada e sempre acessível o ano todo, mesmo no período chuvoso. Ainda tem resquícios da arquitetura portuguesa. Sua economia básica é a agricultura, e pecuária de leite e corte. Em pequeno número ainda são encontrados Engenhos de cana-de-açúcar e Casas de Farinha - hoje mecanizadas. É uma cidade limpa, e seu povo acolhedor.
Com relação a religiosidade, teve à sua frente por mais de 30 anos, o italiano de Pinzollo, Pe. Walter Collini, que desenvolveu um trabalho de comunidade de base em toda a jurisdição paroquial
  Hospedagem  -


Hotel Serrano
O Hotel SERRANO é quem acolhe a maior parte dos visitantes e recebe pacotes turísticos organizados por agências dentro e fora do Estado e sempre está oferecendo descontos promocionais por temporada, principalmente para permanência em finais de semana. Tem piscina, 48 apartamentos, área de lazer, está localizado no centro da cidade.

Hotel Chalé "Lagoa dos Ingás"
Paisagem tipicamente européia à margem da lagoa que deu origem à cidade, com suas lendas e mistérios. Amplo restaurante com vista para a lagoa e seu contorno; Piscina, Apartamentos e Chalés para 2 e 4 pessoas;  recanto aprazível onde se respira a natureza, onde brota a essência da vida, onde reina a paz e impera a tranqüilidade. É um ambiente simples, singelo, aconchegante.
Martins tem um enorme potencial turístico. Suas belas paisagens observadas dos Mirantes; banhos em cachoeiras na época das chuvas; caminhadas em trilhas para quem gosta de "trecking"; praticando "rappel" ou observando o perfil de Cristo numa majestosa pedra; museus histórico, cultural e arqueológico; pequena reserva florestal particular; engenhos de cana e casas de farinha na época de funcionamento; obras de artistas pintores, escultores e ceramistas; construções antigas ao estilo barroco; imagens portuguesas; sobrado com varanda em pedra de cantaria; cachoeiras, cavernas... não dá para descrever tudo. Só você fazendo uma visita para comprovar, desfrutar do clima, das belezas naturais e descobrir o resto.
Vejamos alguns pontos turísticos:

  casa de pedra
A Casa de Pedra localiza-se num pequeno vale da Fazenda Trincheira,  sendo a cristalização mais antiga de um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano. É uma caverna com 100m de comprimento, dividida em vários recintos menores, alguns bastante profundos e escuros. Tem uma sala espaçosa com 18 metros de comprimento por 12 de largura; o teto alcança mais de 10 metros e dele pendem várias "estalactites" havendo no centro do salão maior uma grande "estalagmite". Está cadastrada na Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais como a segunda maior do País, em mármore. À noite, pode-se admirar um enorme pontilhado de luzes; são as cidades que ficam na planície e se revelam nessa hora, bem como a queima de gás natural, nos campos de extração de petróleo da Petrobrás.

Pedra rajada

Tem esta denominação por ser toda rajada, devido à formação de manchas provocadas pelas águas que escorrem durante o inverno. O que mais chama a atenção é a silhueta de um perfil que se assemelha ao rosto de Cristo, como se estivesse com as mãos postas levantadas à ponta do queixo, elevando ligeiramente a cabeça, como num gesto de oração ao Pai. Pode ser vista do lado esquerdo de quem sobe a serra.

Cachoeiras da Umarizeira



As Cachoeiras ficam em propriedade particular. Suas águas cristalinas proporcionam um belo espetáculo no inverno, quando a natureza parece primar pelo encanto do local, tornando-o aconchegante e poético


Mirante do Canto
Bairro Canto
Construído pelo Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Martins com recursos do Banco Mundial, o Mirante do Canto atrai não só os turistas como também moradores da cidade, para apreciar o belo panorama que se descortina à sua frente.


MUSEU DE ARQUEOLOGIA
O acervo que compõe o Museu de Arqueologia é oriundo da Casa de Pedra, resultado de escavações feitas por uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
O material lítico coletado nas escavações dentro e fora da caverna, num total de, aproximadamente, 5 mil peças, inclusive parte de uma ossada humana, é a prova concreta e inequívoca da presença de caçadores nômades naquele local. Integra também o acervo do Museu, uma coleção de gráficos, mostrando o resultado da pesquisa.

Seja para um simples fim de semana, uma lua de mel, um passeio turistico, viagens a negocios. Nao importa, siga o mapa e visite Martins que sem duvidas será uma grande satisfação para os moradores que ali estarão para te receber, assim como para você que irá ficar deslumbrado com tanta magia da natureza.


*NOTA DO BLOG: Não conseguimos postar mais imagens por problemas técnicos, agradeçemos sua compreensão.

Nenhum comentário: