terça-feira, 20 de novembro de 2007

A linda praia de Ponta do Mel


Uma linda terça-feira a você que abriu essa página seja por curiosidade ou porque quer fazer um passeio no fim de semana e nao sabe onde. Exatamente por isso, quero te convidar a viajar comigo a essa belissima praia.....

A Praia de Ponta do Mel
A Praia de Ponta do Mel pertence à chamada Costa Branca, uma belíssima e inusitada região localizada no extremo litoral norte do rio grande do norte. Ponta do Mel localiza-se a aproximadamente 345 km de Natal, a 68 km da cidade de Mossoró, e a 30 km da cidade de Areia Branca, na região oeste, em uma zona de fronteira entre o RN e o Ceará.
Reunindo serra, sertão e litoral, a semi-virgem e quase deserta Praia de Ponta do Mel é a mais importante e uma das mais bonitas da região. Pertencente ao município de Areia Branca, sua paisagem é caracterizada por falésias, dunas, oásis de coqueiros, barcos de pesca, e um povoado pitoresco. O pescador se mistura ao vaqueiro e ao agricultor, em uma espécie de zona rural à beira-mar. Fazendas que nascem na Serra do Mel chegam à imensa praia. Vegetações típicas da caatinga marcam a praia onde o contraste do vermelho das falésias com o branco das dunas e do azul do imenso mar que se confunde com o céu confere à praia um cenário de paraíso.
Assim, a Praia de Ponta do Mel destaca-se por sua beleza selvagem e por apresentar em um só lugar aspectos de serra, sertão e mar. As dunas brancas de formação extremamente particular, lembrando muito as dunas do deserto, misturam-se às grandes falésias vermelhas em imensas e majestosas enseadas. Os contrastes de cores são fortes, e o azul do mar parece se derramar sobre a terra sedenta. Os cactos e a vegetação da caatinga chegam à praia onde encontramos cabras e jegues.
No mar distante se pode ver as plataformas de petróleo e os navios que carregam sal do porto de Areia Branca e do porto de Macau para o Porto-Ilha. Do Porto-Ilha o sal é escoado para os navios maiores que levam o sal da Costa Branca para o mundo inteiro.
Apesar do mar aberto, a praia é calma e oferece um ótimo banho de mar. É que as águas são rasas devido ao relevo marinho característico da região. Exatamente por isso os grandes navios cargueiros de sal não podem navegar nessas águas rasas. O terminal salineiro, ou o “Porto-Ilha”, como é mais conhecido, foi construído nos anos 70, em parceria com a engenharia norte-americana, para solucionar esse problema operacional, constituindo-se em uma das mais impressionantes obras de engenharia naval do mundo. Esse porto oceânico foi construído próximo à área onde as águas já são mais profundas permitindo navegabilidade para os grandes navios cargueiros internacionais, que vão buscar sal na “cidade-plataforma”. E para o sal chegar até o Porto-Ilha são utilizadas as chamadas “barcaças chatas” que conseguem navegar nas águas rasas, levando o sal das salinas até o porto oceânico. Ponta do mel possui cerca de cinco mil habitantes. É um povoado tipicamente praieiro, e apesar da população significativa, conserva ainda hábitos e costumes nativos. A praia possui poucas casas de veraneio.
Toda semana chegam à região buggies e jeeps 4x4 trazendo viajantes de todo o Brasil e do mundo para conhecer Ponta do Mel – algumas vezes também seguindo para outros destinos como: Ponta Grossa, Canoa Quebrada, Fortaleza, Jericoacoara, Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses, Mossoró, Lajedo de Soledade, Galinhos, Praia do Marco, São Miguel do Gostoso, Natal, etc. Ponta do Mel, que começou como passagem para destinos importantes do chamado turismo-aventura, transformou-se em um novo destino ecoturístico. Além de servir como apoio diferenciado para o turismo-aventura e para o turismo-ecológico, o projeto do hotel Costa Branca Eco Resort inclui preocupações de responsabilidade ecológica, cultural e social: mais de 900 árvores foram plantadas, toda a fiação de energia foi implantada por debaixo da terra sem causar poluição visual, a mão de obra local foi treinada e qualificada em parceria com o Sebrae, e a arquitetura foi implantada em total harmonia com a natureza, diluindo-se na grande e exuberante paisagem. Também foram criadas na propriedade áreas de preservação ambiental de dunas, além de trilhas para caminhadas, onde o viajante pode contemplar a natureza e conhecer um pouco mais da fauna e flora da região. Poemas e mensagens de preservação foram espalhados ao longo da fazenda à beira-mar, junto com banquinhos para a contemplação da natureza e meditação.

• A partir de Natal, seguindo pela BR 304 ou a partir de Fortaleza (pela chamada estrada litorânea ou pela BR 116), chega-se à cidade de Mossoró. De Mossoró para Areia Branca: pela BR 110. De Areia Branca para Ponta do Mel: pela nova estrada inaugurada há poucos anos (OBS.: todas essas estradas são asfaltadas).
• Acesso alternativo off road: a partir da cidade de Porto do Mangue (são aproximadamente 17 km de Porto do Mangue até Ponta do Mel em trecho em terra ou beira-mar – mais indicado para carros com tração nas quatro rodas).
• Acesso off-road beira-mar também a partir do Ceará: Icapuí-Grossos-(balsa)-Areia Branca-Ponta do Mel.
Nao tenho mais nada a comentar a nao ser te desejar um ótimo passeio, e nao deixe de me enviar um postal.
Logo irei trazer fotos dessa região.
Um forte abraço .






Nenhum comentário: