domingo, 18 de novembro de 2007

Minha cidade Natal


Ola, amigos...

Hoje com muita alegria quero escrever um pouco da cidade onde nasci e onde ainda hoje vive meus pais. Aqui reside um grande homem ( FRANCISCO NOGUEIRA DO RÊGO) meu PAI, onde peço licença aos internautas para deixar aqui escrito como homenagem o quanto o amo e tenho orgulho de ser sua filha e de seguir seus ensinamentos. PAI, ÉS MEU ORGULHO.


Agora vamos ler um pouco sobre a terra de São Sebastião.

O município de Encanto, encravado no Alto Oeste Potiguar, localiza-se ma Microrregião de São Miguel, Mesoregião do Oeste Potiguar, Zona do Sertão. Ocupa uma área de 125 km2 e tem a sua população estimada em aproximadamente 4.798 (quatro mil, setecentos e noventa e oito) habitantes, sendo 2.681 (dois mil, seiscentos e oitenta e um) habitantes na Zona Rural e 2.117 (dois mil, cento e dezessete) habitantes na Zona Urbana.
Foi na propriedade do Sr. Manoel Negrão, em 1717, que começou a se formar um povoado, onde já se desenvolvia atividades de criação de gado e produção agrícola. Eram terras férteis, porém teve um crescimento vagaroso. Pela presença na localidade do belo Pico do Encanto, o povoamento recebeu o nome de Encanto.
Nos idos de 1894, o pequeno lugarejo passou a se chamar Joaquim Correia, numa homenagem ao líder político, nascido em Martins que muito destacou-se na questão entre Grossos e o Estado do Ceará.
Sua origem é voltada para o folclore, que segundo a lenda, esta servia de passagem aos comboieiros e vaqueiros às demais cidades.E em uma dessas passagens, um viajante de nome desconhecido, passando por este local com sua carga de algodão, teve como surpresa a visão de uma casa, que nos dias anteriores não constava a sua existência. Com o pressentimento que havia algo estranho, caminhou até a casa com o pretexto de pedir água. Não encontrando ninguém, levou como prova de que ali estivera “Talheres de Ouro”. Chegando a São Miguel, contou o fato aos amigos e mostrou-lhes as referidas provas. Dias depois voltou ao local e constatou que a casa havia desaparecido. Daí em diante, todos que passavam pelo local do acontecimento, diziam: “É ali o local do Encanto”.Assim nasceu a cidade de Encanto. Chão querido e amado por todos.
Em 1905, foi construída no povoado a capela de São Sebastião. Seu crescimento dava-se de maneira muito lenta durante alguns anos. Em 1956 a localidade era composta por quarenta e seis casas de tijolos, vinte e cinco de taipa e uma população de 273 moradores, conforme dados do historiador Alberto Mendes de freitas. Pela Lei nº 2.833, de 20 de março de 1963, a localidade de Joaquim Correia volta ao seu nome original Encanto, que desmembrou-se de Pau dos Ferros e tornou-se um novo município do Rio Grande do Norte.


Tenho satisfação em ter meu irmão Nonato Nogueira na Câmara Municipal dessa cidade, um homem que aos poucos com sua luta de vereador e filho da terra vem a cada dia ajudando nas mudanças que faz de Encanto uma cidade acolhedora.


Logo irei postar imagens diversificadas dessa cidade encantadora.

Nenhum comentário: